domingo, 27 de outubro de 2013

XBMC como Gerenciador de Sessão do Ubuntu: Inicialização Automática mais Rápida

No processo de instalação que apresentei neste Blog ( http://htpcbrasilmedia.blogspot.com.br/2013/07/htpc-com-ubuntu-xbmc-e-netflix-tutorial.html ) o XBMC foi configurado para iniciar automaticamente ( autostart ) após a inicialização do gerenciador de janelas do Ubuntu 12.04 LTS.

Entretanto, existe uma forma simples de substituir o gerenciador de janelas do Ubuntu pelo próprio XBMC, de forma que o XBMC assuma o papel de controlador de sessão. Esta forma de inicialização do XBMC tem a vantagem de ser mais rápida e ainda deixar seu HTPC mais leve.

Ainda, como você não precisa desinstalar nada, você pode acionar o gerenciador padrão sempre que precisar fazer alguma operação mais complicada no seu HTPC, que não possa ser feita pelo XBMC.

Antes de mudar para este modo, recomendo fortemente que você instale o ssh-server. O ssh-server permite que você realize comandos remotamente em seu HTPC, a partir de qualquer computador em sua rede. Desta forma, raramente você precisará reativar o gerenciador de janelas padrão.


Vamos ao tutorial:

1. Se estiver rodando o XBMC, interrompa sua execução com SAIR ou TERMINAR. A opção DESLIGAR desligaria o HTPC de modo que não daria para executar os próximos passos.



 2. Ao sair do XBMC desta forma, você será levado ao gerenciador de janelas padrão. Inicialmente, vamos remover a chamada que havíamos configurado para iniciar o XBMC automaticamente dentro do Gerenciador de Janelas. Para isso, com o botão direito no canto superior direito da tela, selecione a opção Aplicativos de Sessão.



3. Remova a entrada do XBMC que haviamos incluído. Essa entrada servia apenas para chamar o XBMC a partir do gerenciador de janelas. Chamaremos o XBMC de outra forma agora...



4. Encerre a sessão atual. Isto encerrará o gerenciador de janelas padrão e possibilitará que seja escolhido outro. 


5. Depois de encerrada a sessão, clique no símbolo do Ubuntu, na área de Login, selecione o XBMC como novo controlador de sessão, informe a senha e pressione enter. Assim, toda vez que ligar seu HTPC, o XBMC iniciará automaticamente em tela cheia. O video abaixo ilustra como alterar o controlador de sessão.


6. Se desejar retornar ao controlador padrão, basta sair do XBMC sem desligar. Você será direcionado para a tela de login. Quando estiver lá, repita o procedimento 5, mas escolha Ubuntu, no lugar de XBMC.

Espero que este tutorial seja útil. Se gostar ou tiver qualquer problema, deixe seu comentário.

Até a próxima

Um comentário: